As metas são interessantes. Elas só funcionam se você fizer alguma coisa. Em outras palavras, as metas não trabalham sozinhas, elas precisam do seu esforço.
Deus declara na sua palavra em:
Pv. 29:18 – Onde não há revelação, o povo fica sem freio; Mas aquele que guarda a lei, esse é feliz
Os. 4:6a – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.
As pessoas que andam na vida sem alvos, que estão indo a lugar nenhum, podem ter certeza que não chegarão ao seu destino. Pense bem, sua vida não pode ir conforme o planejado se você não tem um plano.
Deus planejou a criação do mundo, tempo de trabalho e de descanso; ensinou a Abraão como fazer metas, enviou Jesus “na plenitude dos tempos”, ou seja, no tempo planejado.
Os alvos nos impulsionam para frente, criam um sentimento de urgência por alcançá-los.
Devemos definir o tempo necessário para atingi-los. Metas sem um limite de tempo são apenas desejos.
Na vida, não basta fazer progresso, temos que fazê-lo na direção certa.
Metas e ação andam juntas.
O sucesso é determinado pelos alvos que atingimos.
Estabelecer metas é importante. Entretanto executá-las é ainda mais importante.
As metas são como os automóveis: não andam sozinhas a não ser ladeira abaixo. Temos que aplicar esforço para que elas progridam
O fim da sua meta pode estar longe, mas o próximo passo em direção a ela está sempre ao seu alcance.
O mais importante é estarmos progredindo diariamente. Não se preocupe tanto em que velocidade você está progredindo, mas sim se você está indo na direção correta.
Você deve ter também metas de longo-prazo, para não se frustrar com fracassos que possam acontecer no curto-prazo.
Lembre-se: Um alvo atingido é o ponto de partida de futuras metas.
O apóstolo Paulo era um especialista em estabelecer e alcançar metas. Devemos fazer como ele aconselha em Fp. 3:13 – “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo…”
Para que possamos fazer um bom plano para as nossas vidas, englobando os negócios, família, igreja, etc., qual é a primeira coisa que devemos fazer antes de estabelecermos alvos?
A resposta está em Pv.16:3 – “Confia ao Senhor as tuas obras e os teus pensamentos serão estabelecidos”.
Deus é o único que conhece o futuro. Ele deseja sempre o melhor para nós. Por este motivo, teremos sempre 100% de resultados quando buscarmos em sua Palavra a direção para nossa vida.
Pv. 3:5-6 – Confia no Senhor de todo teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas.