1º) Introdução
Quem é, o Espírito santo? É a terceira pessoa de Deus.
Deus o Pai, Deus o Filho, Deus o Espírito Santo – Três pessoas sendo uma só.
Cada um tem a Sua função na trindade mas todos são um. Todos têm a mesma importância.
Deus o Pai é o Boss. Jesus é o Filho e o Mediador, o Advogado, o Redentor, o Salvador, a Palavra.
O Espírito Santo é o materializador da vontade do Pai. Também o nosso Consolador.
Jo. 14:16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
O próprio Jesus se refere ao Espírito Santo como sendo uma pessoa. É esta pessoa que habita dentro de nós. Quando entregamos a nossa vida a Jesus é o Espírito Santo que vem habitar em nós.
Katherine Khulman disse que o Espírito Santo era mais real para ela do que qualquer pessoa.
E é este Espírito Santo que eu quero apresentá-lo a si.
2º) O Espírito Santo é uma promessa para você.
At. 1:5,8 – Promessa – Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
At. 2:32-33 – Cumprido – A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.
O Espírito Santo foi prometido por Jesus e a Sua promessa foi cumprida. Jesus disse que estaria conosco até a consumação dos séculos. E Ele está! Por isso Ele derramou o Espírito Santo sobre nós. Fomos revestidos com o poder do alto.
Deus não só derramou o espírito Santo sobre você para que fale em línguas, ou para que você saiba que de fato Deus habita dentro de você.
Deus deu o Espírito Santo para que toda a vontade Dele (Deus) fosse conhecida.
Ninguém melhor que o Espírito Santo para conhecer a Deus.
Lembre que o Espírito Santo é materializador dos desejos do Pai.
Pai – Arquiteto; Jesus – A Palavra; Espírito Santo – Materializador.
3º) Mas não é só isso! O Espírito Santo é uma pessoa e como tal Ele gosta de se relacionar com outras pessoas.
O Espírito Santo vive dentro de si, é uma pessoa e Ele também gosta de conversar. Ele é alguém dócil, meigo, amável. Tem uma fala muito mansa.E o Espírito Santo trabalha para que a vontade do Pai seja cumprida.
Ele quer dizer a si qual é a vontade do Pai para a nossa vida. Será que eu devo me casar com esta pessoa? Será que devo comprar esta casa?
Aos homens de negócios: Será que devo fechar este negócio? Será que devo assinar este contrato? Será que este é o melhor ponto para o meu negócio?
Se os HN aprenderem a se relacionar e a ouvirem a vos do Espírito Santo deixarão de fazer muitos negócios mal feitos. E deixarão de perder $.
4º) Como é que o Espírito Santo fala?
O Espírito Santo fala de diversas formas. Podemos ouvir uma voz clara a falar conosco. Versículos que vem a mente. Coração. Sentir veludo ou não. Homens de Deus.
5º) Mas para que tudo isto aconteça nas nossas vidas é necessário nós nos relacionarmos com Ele.
Hoje nós somos o tabernáculo de Deus. Deus habita em nós através do Espírito Santo. E é necessário que nós estejamos cheios Dele. Em toda a Sua plenitude.
Ef. 5:18-20 – E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
Mais importante que qualquer método é andar com Deus.
Precisa de sabedoria, conhecimento, inteligência, poder, intrepidez.
Se andarmos no Espírito Deus habita conosco tudo fica fácil.
Sl. 22:3 – O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.
Rm. 8:26-27 – Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Hb. 11:5 – Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
O Espírito Santo conhece todas as suas fraquezas, todas as suas debilidade.