Fundamento da Igreja – 1ª Coríntios 3:11 – Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Mistério de Deus – Colossenses 2:2-3 – para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
A imagem do Deus invisível – Colossenses 1:15-19 – O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja: é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.
Rei dos Santos – Apocalipse 15:3,4 – E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
O filho do Deus vivo – Mateus 16:16 – Pedro: Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo!
João 6:68-69 – Pedro: Senhor para quem iremos nós? Tu tens as Palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus!
A NATUREZA DE CRISTO
Pedra Angular – (Efésios 2:20) – Jesus é a pedra angular do edifício da Sua Igreja. Ele cementa juntos os judeus e gentios, homens e mulheres – todos os santos de todas as épocas e lugares em uma estrutura construída sobre a fé Nele, a qual é compartilhada por todos.
Primogênito de toda a criação – (Colossenses 1:15) – Não a primeira coisa que Deus criou, como alguns afirmam de forma incorreta, porque o versículo 16 diz que todas as coisas foram criadas por e para Cristo. Em vez disso, o significado é que Cristo ocupa o posto e preeminência do primogênito sobre todas as coisas, que Ele sustenta a posição mais exaltada no universo, que Ele é preeminente sobre todos os outros e é o cabeça de todas as coisas.
Cabeça da Igreja – (Efésios 1:22, 4:15; 5:23) – Jesus Cristo, não um rei ou um papa, é o único governante supremo e soberano da Igreja, ou seja, daqueles por quem Ele morreu e que têm colocado sua fé Nele para obter a salvação.
Santo – (Atos 3:14, Salmo 16:10) – Cristo é santo, tanto em sua natureza divina quanto humana, e a fonte de santidade ao Seu povo. Pela Sua morte, somos feitos santos e puros diante de Deus.
Juiz – (Atos 10:42; 2a Timóteo 4:8) – O Senhor Jesus foi designado por Deus para julgar o mundo e dispensar as recompensas da eternidade.
Rei dos reis e Senhor dos senhores – (1a Timóteo 6:15, Apocalipse 19:16) – Jesus tem domínio sobre todas as autoridades da terra, sobre todos os reis e governantes, e ninguém pode impedi-lo de realizar os seus propósitos. Ele os dirige como lhe agrada.
Luz do Mundo – (João 8:12) – Jesus entrou em um mundo escurecido pelo pecado e derramou a luz da vida e a verdade por meio de Sua obra e Suas palavras. Jesus abre os olhos daqueles que confiam Nele e andam na luz.
Príncipe da paz – (Isaías 9:6) – Jesus não veio trazer paz ao mundo como na ausência de guerra, mas a paz entre Deus e o homem que estavam separados pelo pecado. Ele morreu para reconciliar os pecadores a um Deus santo.
Filho de Deus – (Lucas 1:35; João 1:49) – Jesus é o “unigênito do Pai” (João 1:14). Usado 42 vezes no Novo Testamento, o termo “Filho de Deus” afirma a divindade de Cristo.
Filho do homem – (João 5:27) – Usado como um contraste com “Filho de Deus”, esta frase afirma a humanidade de Cristo que existe ao lado de Sua divindade.
Palavra – (João 1:1, 1a João 5:7-8) – A Palavra é a segunda pessoa da trindade, o que falou e assim foi feito, o que falou todas as coisas à existência do nada na primeira criação, o que estava no princípio com Deus Pai, e era Deus, e por quem todas as coisas foram criadas.
Palavra de Deus – (Apocalipse 19:12-13) – Este é o nome dado ao Cristo que é desconhecido por todos, menos por Si mesmo. Esse termo denota o mistério da Sua pessoa divina.
Palavra de Vida – (1a João 1:1) – Jesus não só falou palavras que conduzem à vida eterna, mas de acordo com este versículo, Ele é as próprias palavras de vida, referindo-se à vida eterna de alegria e satisfação que Ele proporciona.
SUA POSIÇÃO NA TRINDADE
Alfa e Ômega – (Apocalipse 1:8; 22:13) – Jesus declarou ser o início e o fim de todas as coisas, uma referência ao verdadeiro Deus e ninguém mais. Esta declaração de eternidade só pode ser aplicada a Deus.
Emanuel – (Isaías 7:14, Mateus 1:23) – Literalmente “Deus conosco”. Tanto Isaías quanto Mateus afirmam que o Cristo que nasceria em Belém seria o próprio Deus que veio à Terra na forma de um homem para viver entre o Seu povo.
Eu Sou – (João 8:58, com Êxodo 3:14) – Quando Jesus atribuiu a Si mesmo este título, os judeus tentaram apedrejá-lo por blasfêmia. Eles compreenderam que Jesus estava declarando ser o Deus eterno, o imutável Jeová do Antigo Testamento.
Senhor de todos – (Atos 10:36) – Jesus é o Senhor soberano sobre o mundo inteiro e todas as coisas nele contidas, de todas as nações do mundo, e particularmente do povo escolhido de Deus, tanto gentios quanto judeus.
Verdadeiro Deus – (1 João 5:20) – Esta é uma afirmação direta de que Jesus, sendo o verdadeiro Deus, não é apenas divino, mas é o Divino. Já que a Bíblia ensina que há somente um Deus, isso só pode estar descrevendo a Sua natureza como parte do Deus triúno.
SUA OBRA NA TERRA
Autor e Consumador da nossa fé – (Hebreus 12:2) – A salvação é alcançada através da fé que é dom de Deus (Efésios 2:8-9) e Jesus é o fundador da nossa fé e o seu consumador também. Do primeiro ao último, Ele é a fonte e o sustentador da fé que nos salva.
Pão da Vida – (João 6:35; 6:48) – Assim como o pão sustenta a vida no sentido físico, Jesus é o Pão que dá e sustenta a vida eterna. Deus providenciou o maná no deserto para alimentar o seu povo, e Ele providenciou Jesus para nos dar a vida eterna através do Seu corpo partido por nós.
Noivo – (Mateus 9:15) – O retrato de Cristo como o Noivo e a Igreja como a Sua Noiva revela a relação especial que temos com Ele. Estamos ligados uns aos outros em uma aliança de graça que não pode ser quebrada.
Redentor – (Romanos 11:26) – Assim como os israelitas precisavam que Deus os libertasse da escravidão do Egito, assim Cristo é o nosso Redentor da escravidão do pecado.
Bom Pastor – (João 10:11,14) – Nos tempos bíblicos, um bom pastor estava disposto a arriscar a sua própria vida para proteger as suas ovelhas dos predadores. Jesus deu a Sua vida por Suas ovelhas e Ele cuida, nutre e nos alimenta.
Sumo Sacerdote – (Hebreus 2:17) – O sumo sacerdote judeu entrava no templo uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo. O Senhor Jesus executou essa função por Seu povo de uma vez por todas na cruz.
Cordeiro de Deus – (João 1:29) – A Lei de Deus exigia o sacrifício de um cordeiro perfeito e imaculado como expiação pelo pecado. Jesus se tornou o Cordeiro levado mansamente para o abate, mostrando a Sua paciência em Seus sofrimentos e a Sua prontidão para morrer pelos que lhe pertence.
Mediador – (1a Timóteo 2:5) – Um mediador é um que fica entre duas partes para reconciliá-las. Cristo é o único Mediador que reconcilia os homens a Deus. Orar a Maria ou aos santos é idolatria porque ignora esse papel mais importante de Cristo (o de Mediador), atribuindo-lhe a outro.
Rocha – (1ª Coríntios 10:4) – Assim como a água que dá vida fluiu da rocha que Moisés bateu no deserto, Jesus é a Rocha da qual fluem as águas vivas da vida eterna. Ele é a Rocha sobre a qual construímos nossas casas espirituais, de modo que nenhuma tempestade possa sacudi-las.
Ressurreição e a Vida – (João 11:25) – Em Jesus encontramos o meio para ressuscitar os pecadores à vida eterna, assim como Ele ressuscitou dentre os mortos. Nosso pecado é sepultado com Ele, e somos ressuscitados para andar em uma nova vida.
Salvador – (Mateus 1:21, Lucas 2:11) – Ele salva o Seu povo ao morrer para redimi-los, ao dar-lhe o Espírito Santo para renová-los pelo Seu poder, ao capacitá-los a enfrentar os seus inimigos espirituais, ao sustentá-los durante as provações e morte e ao ressuscitá-los no último dia.
Videira Verdadeira – (João 15:1) – A Videira Verdadeira fornece tudo de que os ramos (crentes) necessitam para produzirem o fruto do Espírito – a água vida da salvação e o alimento da Palavra.
Caminho, Verdade, Vida – (João 14:6) – Jesus é o único caminho para Deus, a única verdade em um mundo de mentiras e a única fonte verdadeira da vida eterna. Ele incorpora todos os três tanto em um sentido temporal quanto eterno.