Mateus 16:17-19 – Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Sobre esta PEDRA edificarei a minha IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Prevalecer = ser superior em força, dominar.
CRISTO, o fundamento eterno, a pedra de esquina.
João 1:11-13 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram
- do sangue,
- nem da vontade da carne,
- nem da vontade do varão,
- mas de Deus.
2ª Coríntios 2:14-16 – E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida.
IGREJA:
- Está construída sobre CRISTO
- Sempre domina, vence, etc
- É formada por filhos
- Exala perfume para vida e para morte
- Está para Defesa do Evangelho
- É a Noiva do Cordeiro
- É Santa e perfeita
- É Una e indivisível
- Está Santificada na verdade
- Detém a glória de Jesus
- TEM Poder para ligar e desligar
- TEM Poder para concordar e discordar
IGREJA é:
- Manifestação da graça de Deus
- Expressão do amor de Deus
- Corpo de Jesus Cristo
- Templo do Espírito Santo
- Família de Deus
- Embaixada do Reino de Deus
- Exército de Deus
- Sal da terra e luz do mundo
- A instituição mais poderosa na terra
ORIGEM DA PALAVRA: IGREJA – do grego ekklesia
- Reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público,
- Assembléia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar,
- Assembleia dos israelitas,
- Qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, num tumulto
Essa palavra assumiu um sentido cristão, passando a ser a assembléia de Cristãos (Seguidores de Cristo) reunidos para adorar em um encontro religioso.
– É o grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros, com AMOR e com ORDEM!
– Aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo (em amor e unidade).
– Igreja é a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos. É a totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo e assembléia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu.
Hebreus 12:1 – Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas…
Efésios 3:21 – a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Igreja é um organismo vivo composto por todos aqueles que reconhecem e têm Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida, todos que têm um só Senhor, uma só fé, um só batismo e que creem num só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos. E que andam numa decisão: crer, amar, perdoar.
Cristo é o Salvador único de todos os homens e a Igreja é o Seu Corpo na terra, para dar continuidade à sua grande comissão. O Apóstolo Pedro declarou que “em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” (Atos 4:12).
A Igreja de Jesus Cristo é universal (que se estende a tudo ou a todos) e apostólica, na diversidade própria de cada cultura há a unidade na Palavra e no Espírito. Deus deu à sua Igreja um caráter universal porque quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1ª Timóteo 2:4-6). Essa verdade que salva foi confiada à Igreja por Jesus Cristo, para ser levada a todos os homens.
A Igreja de Jesus Cristo é apostólica por estar edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também nós, juntamente, somos edificados para morada de Deus no Espírito (Efésios 2:20-22).
Jesus Cristo, o Verbo, o Logos, o Filho de Deus encarnado, 100% homem 100% Deus, viveu entre os homens, morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus e prometeu que voltaria uma segunda vez para encerrar definitivamente esta era e dar início a “novos céus e nova terra em que habitará a justiça para sempre”.
A missão da Sua Igreja disseminada e infiltrada em todo o mundo, é tornar conhecido este plano, anunciar as boas novas do evangelho “que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”, admoestar os homens a se reconciliarem com Deus e a viver em obediência aos mandamentos que o Seu Edificador lhe determinou.
Mateus 28:18-20 – E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Marcos 16:15-18 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: EM MEU NOME, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
A Igreja foi fundada por Jesus Cristo e recebeu a glória que estava sobre Ele durante a Sua estadia aqui na Terra e que foi dada pelo Pai, para que haja unidade, como Ele e o Pai são um.
João 17:22-23 – E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.
JESUS CRISTO:
Deixou a Sua PALAVRA e a Sua IGREJA aqui na terra e enviou o ESPIRITO SANTO, a terceira Pessoa de Deus, dando à Igreja total poder e autoridade para ser e fazer a diferença aqui.
Efésios 1:22-23 NTLH – Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.
Efésios 3:17-19 – para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a (DIMENSÃO) largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
A Igreja precisa voltar ao básico, ao princípio. Hoje o Evangelho precisa ser anunciado a todos: aos não salvos, salvos e aos servos de Deus. É um trabalho ininterrupto. “Ao que vencer!”. É preciso levar a muitos a síntese do Evangelho: Graça, Regeneração, Impecabilidade, Santidade, Piedade, Fé, Amor, Fidelidade, Integridade, Unção, Temor a Deus, Unidade.
Sabemos que a Igreja é o sal da terra e a luz do mundo e quem segue a Jesus não andará em trevas. Em todos os lugares em que a Igreja está muitas coisas excelentes acontecem. “Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6).
- Vidas são transformadas;
- Criminalidade diminui, até finda;
- Diminui a venda de bebida alcoólica;
- Provoca fechamento de bares, etc;
- Promiscuidade diminui;
- Bruxaria e feitiçaria perdem força;
- Altera usos e costumes;
- Impacta a sociedade local;
- Impacta governos.
EXPRESSÃO DA UNIDADE, FRUTO DO AMOR:
Atos 2:42-46 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 4:31-35 – E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
O Pastor Ubirajara Crespo afirmou num artigo intitulado “Igreja com logotipo”:
“- A Igreja de Cristo foi fundada pelo Espírito Santo, no Pentecostes. Só existe uma Igreja espalhada por todos os lugares do planeta. O que fazemos é escolher novos lugares onde esta mesma Igreja se reúne. Pode ser em um prédio, casa de família, praça, caverna, barraca, loja, hotel, presídio, escola, etc.
Não temos autoridade para iniciar uma nova Igreja, mas para expandir aquela que já existe.
O nome da organização criada para expandir o Corpo, pode ser exibido em placas, camisas, logotipos, cartazes, listas telefônicas e sites de busca. O que não significa, necessariamente, que nos lugares indicados, por estas placas, se reúna uma Igreja Autêntica. Sua autenticidade não é reconhecida em cartório.
A única marca da Igreja precisa ser gravada em nossos corações é Cristo em nós e não em prédios, placas e lugares. Cristo em nós transforma um grupo em um pedaço do Corpo de Cristo. Procure Cristo no coração de um ajuntamento de pessoas e você encontrará a Igreja Dele.”
O Senhor trata do EU para sermos NÓS. EU não sou igreja, NÓS somos Igreja! Ninguém isoladamente é o corpo, mas juntos somos o corpo. Uma brasa isolada pode até queimar por um tempo, mas logo se apaga por estar fora do fogo.
Muita gente acha que o verde do vizinho é mais verde, mas se olhar bem… E por que não fazer do nosso jardim o melhor que outros?
VALORIZE SUA IGREJA LOCAL.
GRAÇA – Andar em novidade de vida, pela graça, por graça, e através da graça, meio pelo qual temos acesso aos tesouros da sabedoria e do conhecimento que estão disponíveis no mistério de Deus – Cristo. E consiste no dom sobrenatural, concedido por Ele como meio de salvação, onde o homem é atraído à cruz para morrer em parceria com Cristo, ressuscita para uma nova vida e Deus confere a esse novo homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho por adoção.
REGENERAÇÃO – O único meio é pela fé na obra consumada de Cristo na cruz. Nenhuma quantidade de boas obras ou de observância da lei pode regenerar o coração do homem.
IMPECABILIDADE – Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.
SANTIDADE – Sem santidade ninguém verá o Senhor. O nascido de novo recebeu a natureza de Deus, que comunicou seus atributos tornando o homem moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito. Esse homem não segue os maus costumes deste mundo, porque pertence somente a Deus e a Ele é completamente fiel.
PIEDADE – alinhada à justiça, à fé, ao amor, à constância, e à mansidão. Fazendo sempre, pelos outros, coisas boas e agradáveis. Repartindo segundo a necessidade que cada um tem, em abundante graça, para que não haja necessitado entre os santos. A sã doutrina conduz a uma vida piedosa, e o exemplo perfeito desta vida piedosa está em Jesus Cristo, com o qual a palavra que pregamos deve estar conformada.